domingo, 24 de outubro de 2010

Polícia: a esperança e o medo da população - Parte II

História da polícia nos Estados Unidos

Nos Estados Unidos, Nova York foi a primeira cidade a dispor de uma força policial profissional. Ao passo que a cidade ficava mais rica, a criminalidade também aumentava. Na década de 1830, toda família podia ler histórias horripilantes e sensacionalistas sobre crimes, publicadas em jornais populares que começavam a circular. Houve crescentes protestos públicos e Nova York criou a sua força policial em 1845. Desde então, nova-iorquinos e londrinos nutrem uma admiração mútua pelas respectivas polícias.

Os americanos compartilhavam o medo dos ingleses, de ter um exército controlado pelo governo. As duas nações chegaram a diferentes soluções. Os ingleses preferiram policiais distintos, de cartola e uniforme azul, que portavam apenas um cassetete curto, oculto sob a roupa. Até hoje, os policiais ingleses não portam armas de fogo, exceto em situações de emergência. Mas certo informe declara: “Parece ser apenas uma questão de tempo até que a polícia britânica se torne uma unidade totalmente armada.”

Nos Estados Unidos, o medo de que houvesse abusos cometidos pelo poder do Estado levou à adoção da Segunda Emenda à Constituição Americana, que garante “o direito do cidadão de ter e portar armas”. O resultado foi que a polícia também exigiu o direito de portar armas de fogo. Com o tempo, isso levou a trocas de tiros com os bandidos na rua, que se tornou uma característica dos policiais americanos, pelo menos na concepção popular. Um outro motivo da postura americana com relação ao porte de armas é que a primeira corporação de polícia nos Estados Unidos surgiu numa sociedade bem diferente da de Londres. O aumento explosivo da população de Nova York havia gerado uma situação de caos. O influxo de milhares de imigrantes, principalmente da Europa, e de afro-americanos depois do início da Guerra Civil de 1861-65, levou à violência racial. A polícia achou necessário adotar métodos mais rígidos de repressão.

Isso fez com que a polícia fosse encarada como um mal necessário. A população se resignou a aceitar excessos ocasionais na esperança de conseguir um certo grau de ordem e segurança. Mas em algumas partes do mundo surgia um tipo diferente de força policial.

Agradecimentos do Brasil Paralelo!

Nenhum comentário:

Postar um comentário